44 3225-8849 / 44 99104-4011
27/08/2020

Abigraf promove encontro virtual com PUA e Alphagraphics

Cinque Terre

Encontro com norte-americanos ajudou empresários brasileiros a entender que os desafios do mercado gráfico mundial são muito parecidos

A pandemia do Coronavírus é a responsável por uma das maiores crises econômicas da história e o setor gráfico não ficou imune aos prejuízos. Depois da live com Associação Portuguesa da Indústria Gráfica (APIGRAF), foi a vez dos empresários brasileiros conhecerem a realidade do mercado gráfico dos EUA com a Printing United Alliance (PUA) e a AlphaGraphics. A primeira constatação é que a crise afetou de maneira muito parecida os mercados brasileiro, norte-americano e europeu.

O encontro virtual, via Zoom, aconteceu no último dia 11 de agosto e teve tradução simultânea para americanos e brasileiros. A situação geral das indústrias gráficas americanas é muito parecida com o que ocorre no Brasil. Embalagens registrando prejuízos menores do que outros segmentos e até crescimento em alguns produtos, como farmacêuticos e alimentícios. Os segmentos Promocional e Editorial em crise severa e Comunicação Visual e Rótulos e Etiquetas com perspectivas de crescimento alimentadas pelas mudanças do consumo das pessoas. Para os americanos, há a certeza de que os produtos “amigos do meio ambiente” terão espaço ampliado na indústria e no comércio. 

Diferente é a maneira como os americanos encaram os desafios. O pragmatismo deles é um trunfo que ajuda a superar os problemas de forma mais rápida e eficiente. Nos EUA, há a consciência de que empresas vão quebrar e trabalhadores ficarão desempregados, mas isso não muda o foco no futuro e nas soluções para combater a crise. “Nós lamentamos as empresas que vão fechar, mas como entidade temos a obrigação de ajudar quem sobreviver a se reinventar, mudar hábitos empresariais nocivos e vencer a crise da melhor maneira possível”, afirmou o vice-presidente executivo da PUA, Michael Makin.

Ryan Farris, CEO Mundial da AlphaGraphics, também comentou sobre a retomada dos negócios e a importância de se trabalhar em rede, criando uma cooperação entre as empresas do mesmo segmento. Mencionou ainda sobre as campanhas de retorno ao trabalho, que proporcionaram a impressão de materiais como panfletos, welcome kit, brindes, guia de procedimentos e sinalização. Além disso, comentou sobre o crescimento de vendas online em 2020.

Rodrigo Abreu, Diretor de Comunicação e Novos Mercados da Abigraf e Presidente da AlphaGraphics Brasil, foi o mediador do evento.

Explorar novas mídias, como a têxtil, mergulhar fundo nos processos de venda online, readequar processos de produção buscando maior eficiência são desafios comuns aos gráficos daqui e de lá. A expressão “temos que nos reinventar” foi praticamente um mantra entre os participantes do evento. Porém, ao contrário do que acontece no Brasil, os empresários americanos têm confiança na solidez de suas instituições e não têm receio de mudanças significativas na economia e no ambiente de negócios por conta de alguma ação política. 

Para Levi Ceregato, o encontro foi muito produtivo para os brasileiros. “Se por um lado pudemos constatar que a indústria gráfica mundial está em crise também no maior mercado do planeta pelos mesmos motivos e com consequências muito semelhantes, por outro pudemos aprender com os americanos que o foco deve estar sempre na solução e não nos problemas em si”. Ceregato conta que o próximo passo é estreitar ainda mais o relacionamento com PUA .“Vamos buscar uma aproximação ainda maior, principalmente na troca de experiências nas áreas de produção e comercial”, conclui. 

A gravação da live está disponível na íntegra no canal do Youtube da Abigraf (clique aqui e assista).

Fonte: Abigraf Nacional

 

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados