44 3225-8849 / 44 99104-4011
04/06/2018

Business Intelligence - Os motivos para adotá-lo em sua Gráfica

Cinque Terre

Muita gente (principalmente o pequeno empresário) ainda vê o Business Intelligence como algo distante, que só serve para as grandes empresas. Mas essa é uma visão equivocada. Na verdade, o BI é uma ferramenta que pode ser adaptada para o tamanho de qualquer empresa.

Uma pesquisa realizada no Brasil, em 2010, mostrou que na América Latina foram investidos cerca de 504 milhões de dólares em BI, sendo que metade dessa quantia veio para o Brasil. Segundo a consultoria IDC, em pesquisa do mesmo ano, as pequenas e médias empresas já estavam optando por essa solução, mas utilizando versões mais simples. Ou seja, pode-se afirmar que implementação do BI nestas empresas é apontada como responsável por diversos resultados positivos, entre eles: redução de custos, melhoria de processos e aumento da retenção de clientes.

Um sistema de Business Intelligence ajuda na tomada de decisão e as possibilidades são muito maiores do que acabei de citar. Com as métricas e os KPIs corretos é possível enxergar e entender melhor o cenário de atuação de qualquer empresa seja grande ou pequena e como agir de maneira correta e assertiva.

Uma pequena gráfica, por exemplo, precisa saber que tipo de impressos são mais adquiridos na região onde a gráfica se situa. Quais os formatos e tipos de papel mais solicitados e quanto isso representa das vendas totais da empresa? As respostas dessas perguntas influenciam na elaboração do Plano de Negócios e se a empresa não tem isso nas mãos fica muito complicado decidir e garantir sucesso.

Podem ser perguntas simples, mas difíceis de serem respondidas num primeiro momento. Estas informações, no entanto, podem gerar insights valiosíssimos para a sua pequena empresa, capazes de gerar uma economia de tempo e custos. E ainda pode e deve influenciar na estratégia de vendas dos seus produtos ou serviços.

E isso tudo já pode ser acessado pelo tablet ou smartphone do dono da empresa. Com uma ferramenta de BI móvel é possível acessar, analisar e cruzar dados estando em qualquer lugar.

Enfim, as possibilidades de utilização do Business Intelligence são inúmeras. Será que não é isso o que está faltando para a sua pequena ou média gráfica crescer cada vez mais?

 

O que é na verdade Business Intelligence (entenda-se Inteligência de Negócios)?

A maioria das empresas precisa lidar diariamente com uma grande quantidade de dados: aspectos operacionais, econômicos e tecnológicos da empresa, índice de competitividade, tendências de mercado, necessidades do consumidor, entre outras inúmeras informações. Cruzar todas essas informações manualmente não é a maneira mais produtiva. Afinal, essa será uma tarefa complexa e vai demandar horas de trabalho excessivas do gestor, tempo esse que é essencial para você evoluir seu negócio.

É para tornar esse trabalho mais fácil, rápido e eficiente que o Business Intelligence foi criado. Trata-se de um conjunto de técnicas e tecnologias para análise de dados, que transforma todas essas informações em análises e índices relevantes para a tomada de decisões estratégicas.

No Brasil, alguns fornecedores de Software para gráficas, já contam com esta valiosa ferramenta. Como ela funciona? Os dados são coletados de todos os processos do negócio e são integrados e armazenados de forma centralizada. Esse repositório central é chamado Data Warehouse.

Depois dessa etapa, as soluções que contemplam Business Intelligence extraem esses dados e os organizam através da identificação de padrões e associações úteis, bem como mudanças e anomalias relevantes. A esse processo, dá-se o nome de Data Mining.

O Data Mining permite que sejam gerados relatórios detalhados, índices para tomadas de decisão, gráficos de performance etc.
Sendo assim, uma solução de Inteligência do Negócio (BI), bem implementada proporciona uma visão mais ampla dos processos do negócio, levando em conta os seus processos e planejando ações futuras.

Motivos para usar uma solução de BI na sua empresa:
• Tomar decisões mais eficientes e com mais agilidade.
• Otimizar seus processos internos em vendas e na produção.
• Fidelizar seus clientes

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados