44 3225-8849 / 44 99104-4011
13/03/2020

Indústria Gráfica da América Latina tem guia de produção sustentável

Cinque Terre

O guia Produção Sustentável da Indústria Gráfica da América Latina é uma importante iniciativa para que o setor, por meio da aplicação de boas práticas com vistas à inimização dos impactos ambientais, possa atuar, cada vez mais, de forma efetiva, a partir da utilização de ferramentas de Gestão Ambiental no desafio de alcançar a Produção Mais Limpa. A indústria gráfica integra a cadeia produtiva da Comunicação, fornecendo mídias e diversos produtos impressos para milhares de pessoas, em todos os países. Deste modo, cabe ao setor não apenas a difusão de informações sobre a importância da questão ambiental, mas também a atuação responsável em seus processos industriais. 

Nesse contexto, o desafio que o empresário precisa enfrentar é trabalhar de forma mais eficiente para produzir melhor e cada vez “mais com menos”, gerando ganhos econômicos. Para isso, é necessário estar em constante busca de novas tecnologias e ferramentas, além de capacitar, conscientizar e preparar, adequadamente, os funcionários, construindo uma nova cultura sustentável na empresa e explorando todas as possibilidades tecnológicas disponíveis.

Vale ressaltar algumas ferramentas de gestão e controle ambiental que este guia de Produção Sustentável visa mostrar, de forma objetiva e prática, para que todos possam aplicá-las em suas empresas. Serão apresentados os principais processos e sistemas de impressão da indústria gráfica e os aspectos e impactos ambientais relacionados a esses processos, a começar pela ferramenta de boas práticas de Produção Mais Limpa (P+L), para eliminar ou minimizar esses mesmos impactos. Trata-se de uma abordagem genérica e orientativa, portanto, caberá a cada gráfica analisar as informações e considerar a abrangência às suas atividades. 

Diante das tendências mercadológicas, visando crescimento e margens maiores de lucro, o empresário precisa estar sempre atento e buscando produzir o melhor trabalho possível. Deste modo, a reavaliação dos processos produtivos sob o foco dos seus aspectos ambientais, certamente, auxiliará as gráficas a alcançar uma maior participação nos mercados nacional e internacional, com competividade e destaque pela força e expertise em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável do setor.
 

Perfil da Indústria Gráfica na América Latina
Conforme dados compilados pela organização Conlatingraf1, que congrega 14 entidades nacionais, a representatividade do setor gráfico na América Latina é de 65 mil indústrias, que respondem por 660 mil empregos diretos e contribuem com USD 48 bilhões de um PIB regional de USD 5 trilhões.

Esses números baseiam-se em dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (CEPAL), do Banco Mundial, do Trading Economics e das associações representativas das gráficas dos países-membro da confederação (Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Daí a importância do desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo nos países em desenvolvimento, com economias em transição, para garantir um crescimento industrial e econômico, como sugere este guia. Desenvolvimento sustentável é aquele que não esgota os recursos disponíveis para o futuro, valendo-se de processos otimizados, redução do uso de matérias-primas e insumos, além do aumento da reutilização e da reciclagem de materiais. Aos empresários, técnicos, colaboradores em geral e demais interessados na adoção de práticas ambientais/sustentáveis, visando a eficiência de seus processos, boa leitura!

Fonte: Abigraf

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados