44 3225-8849 / 44 99104-4011
12/06/2019

O maior problema dos empresários: IGNORÂNCIA (Falta de conhecimento)

Cinque Terre

Wilson Giglio

Ok, você quer ser um empresário ou um empreendedor, certo? Quer isso para o resto da sua vida? Quer ter sucesso, estabilidade financeira, realizar sonhos, dar o seu melhor para a sua família, ter sua casa, seu carro e tudo do bom e do melhor, certo? Ok, é possível sim.

Vejamos, um médico estuda 10 anos para começar a ter sucesso na profissão, um engenheiro (de qualquer área), contador, advogado, arquiteto, designer, administrador, mecânico, etc.

TODOS precisam ESTUDAR e se CAPACITAR muito para terem, depois de muitos anos de muita luta, dedicação, estudos, trabalhos intermináveis, reuniões com colegas, pesquisas, apresentação de TCC, palestras, cursos complementares e outros, até ter uma boa base para o início de seu trabalho.... tudo isso com muitas noites sem dormir, às vezes sem comer, passando frio ou calor e INVESTINDO MUITO, não só em tempo mas com dinheiro também, e não é pouco, porque vislumbram um futuro vitorioso, depois de tanto estudar e se capacitarem para exercerem a função, seja para trabalho por conta própria ou para trabalhar para empresas. Concorda?

E porque é que você acha que não precisa ESTUDAR ou se CAPACITAR para ser um empresário ou empreendedor?

Porque é que você acha que não precisa entender de matemática (para fazer o Balanço da empresa ou LER e ANALISAR o mesmo, ou fazer os cálculos do seu preço de venda, ou seu custo de produtos / mercadoria / serviços, ou seu ponto de equilíbrio, ou suas vendas, ou calcular seus impostos, o markup ideal, etc..), ou não precisa entender o básico de administração para gerenciar a sua empresa, ou o básico de relacionamento interpessoal para liderar seus colaboradores e atender com excelência seus clientes e fornecedores, ou saber quais os controles internos que precisa implantar na sua empresa para te auxiliar em tudo, ou mapear seus processos para deixá-los padronizados e, desta forma, facilitar a sua rotina e muitas outras "coisas"?

E não é só isso... ainda falta o planejamento estratégico e financeiro, formas de tributação, canvas, plano de negócios, estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, elaboração do plano de marketing, estudo do capital de giro para iniciar o seu negócio.... e muito mais!

Depois fica faltando, onde montar o negócio, se loja física ou virtual, estudo financeiro para saber o custo do dinheiro, se na loja física terá ou não estacionamento para facilitar para os seus clientes, a quantidade de colaboradores que vai precisar para o seu negócio (incluindo aqui o perfil de cada um, as características e as responsabilidades de cada função), se os colaboradores vão ter benefícios, qual a convenção coletiva da categoria (para verificar o piso salarial e demais benefícios e obrigações), se a empresa vai precisar se enquadrar em alguma NR (Norma Regulamentadora), quais os equipamentos de EPI que serão necessários de acordo com a atividade, se vai registrar a sua MARCA ou não, criar o site da empresa, se vai precisar de CETESB ou da licença da Vigilância Sanitária além do alvará de funcionamento da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, além de outras, eventualmente necessárias, de acordo com a atividade, como o curso de Manipulação de Alimentos se for trabalhar com produtos alimentícios (qualquer um).

É possível começar o seu negócio com pouco dinheiro? Sim, é possível, creio que com apenas R$ 1,00 é possível iniciar o seu negócio, desde que saiba planejar e, realmente, querer.

Mas se você quer ter tudo o que deseja (casa, carro, estabilidade financeira, viajar, etc...) vai ter
que ter um bom capital de giro inicial e um excelente planejamento para que consiga tudo isso,
além de várias aptidões e capacitação.

Vai ter que estudar primeiro, e se capacitar durante uns 2 (dois) anos, pelo menos, para dar o pontapé inicial.

Você não perde nada se preparando, estudando, se capacitando, lendo, aprendendo, para chegar aonde quer.

Lógico que não é só isso, você precisará ter CARACTERÍSTICAS PESSOAIS EMPREENDEDORAS também. Tudo isso junto é que, com muito esforço / dedicação / determinação / vontade, além de investimento (de tempo e financeiro) em você mesmo é que conseguirá atingir seus objetivos.

Não pense que isso é fácil, não é não, é um conjunto de acertos e erros, de muito tempo dedicado a todas estas atividades que fará de você um empresário / empreendedor de sucesso.

Depois disso escolha algo que lhe dá prazer, que possa fazer com amor e carinho, essa é a cereja do bolo.

Te garanto, essa é a sua melhor opção para ter o sucesso que deseja ou para abrir um negócio e não ter que fechar em poucos meses ou anos.

Se você é do ramo de comunicação visual, serigrafia, impressão digital e outros correlatos e quer aprender, ter as ferramentas corretas para o seu negócio entre em contato comigo, sou o único Consultor em Gestão Empresarial, no Brasil, especialista neste ramo de atividade.

Desejo que Deus te abençoe em sua jornada e que ela seja coroada de muito sucesso.

Fraternal abraço.

 

Wilson Giglio Consultor em Gestão Empresarial
Organizador de Empresas e Equipes
Mentor de Negócios – Palestrante Técnico
Skype: wilson.giglio1

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados